Valve anuncia uma nova geração de consoles baseados no SteamOS e lança o beta do seu protótipo

steammachines_01-550x343

Não é apenas “um” console. A Valve anunciou que diversas máquinas compatíveis com o SteamOS chegarão às lojas em 2014. A empresa também está criando o seu próprio modelo e vai revelá-lo em breve, com direito a sorteio de 300 protótipos paratestes Beta. Saiba mais.

No segundo anúncio programado deste semana, a Valve revelou que o SteamOS,mostrado na segunda-feira (23), será voltado para toda uma nova categoria de consoles abertos (ou “computadores de sala”), nos quais os donos poderão fuçar à vontade, valendo trocar peças e até mexer no código fonte. De acordo com a empresa, vários modelos, de diferentes fabricantes, estarão disponíveis a partir de 2014.

Para liderar essa nova linha de consoles customizáveis que usarão o SteamOS como base, a Valve informou que vai lançar o seu protótipo, ainda neste ano. A empresa sorteará 300 deles para pessoas que queiram participar dos testes Beta, a fim de ter a opinião do público sobre como este “console aberto” deve ser.

Quanto à imagens e informações mais específicas (como, por exemplo, qual será a potência inicial deste console), a Valve informou que revelará estes detalhes “em breve”.

Uma das perguntas e respostas da página dá uma boa ideia do grau de liberdade que estas “Máquinas do Steam” e o protótipo da Valve vão oferecer aos usuários:

“Posso hackear essa máquina? Rodar outro sistema operacional? Alterar o hardware? Instalar meus softwares? Usar pra montar um robô?”

Resposta da Valve:

“Vai em frente.”

Na segunda-feira (23), a empresa anunciou o SteamOS, seu próprio sistema operacional voltado para “computadores de sala”, baseado em Linux. Ele será gratuito e funcionará como o sistema primário destes consoles, trazendo as principais funções do Steam e a capacidade de streamming local de jogos do computador para a televisão. Será possível jogar todos os games do Steam na televisão, seja através do streamming ou de títulos que já estão rodando diretamente no sistema operacional.

steammachines_02-550x273

Quem quiser tentar uma chance na loteria dos 300 protótipos poderá seguir as instruções da página de anúncio da novidade, sendo necessário, entre outras coisas, criar uma conta no Steam, se conectar a pelo menos 10 amigos e jogar um game no Big Picture usando controle antes do dia 25 de outubro.

A Valve informou que os felizardos terão liberdade para divulgar imagens e falar à vontade sobre o console experimental.

O terceiro e último anúncio programado será revelado na sexta-feira (27) às 14h. Quem diria… A Valve contando até três! E aí, o que será que a empresa vai tirar da cartola para fechar a sequência?

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s